segunda-feira, 29 de junho de 2009

Análise dos jogadores canarinhos



Faltando pouco menos de um ano para a Copa do Mundo, a seleção brasileira começa a definir seus 23 jogadores para o torneio. O bom desempenho de alguns jogadores na Copa América, Copa das Confederações e Eliminatórias praticamente já garantiram algumas vagas para a Copa do Mundo de 2010. Veja a análise dos todos os jogadores que já garantiram ou ainda sonham com a presença no torneio mais importante do futebol.

- GOLEIRO (além de Júlio César, uma vaga ficará com Doni ou Gomes. A última vaga será bem disputa pelos goleiros mais jovens):
- Júlio César (Inter de Milão). Indiscutível o melhor goleiro do mundo na atualidade. Vem fazendo grandes atuações com a camisa da seleção e está garantido na Copa.
- Gomes (Tottenham). Bom goleiro, agrada o treinador. Disputa um vaga com Doni.
- Victor (Grêmio). Muito seguro, sua continuidade na seleção vai depender da vontade do treinador. Ainda precisa de uma chance para ser testado com a 1 amarelinha.
- Doni (Roma). Ganhou moral com o treinador pela boa campanha na Copa América, mas vem perdendo espaço no grupo.
- Renan (Valência). Um goleiro de altíssimo nível. Perdeu espaço em seu clube e na seleção, devido uma contusão. Se voltar a apresentar o mesmo futebol do começo do ano, tem boas chances de ir pra Copa.
- Felipe (Corinthians), Bruno (Flamengo) e Fábio (Cruzeiro). Ambos vivem grande momento em seus clubes. Ainda não foram convocados por Dunga, mas ainda podem ser lembrados. Dos 3, Felipe leva vantagem em uma possível convocação.
- Rubinho (Genoa) e Diego Alves (Almería). Mesma situação dos três acima. Ambos vivem bom momento em seus clubes, porém ainda não foram lembrados por Dunga. A vantagem é que conseguiram se destacar na Europa.
- Marcos (Palmeiras). O goleiro palmeirense recuperou a boa forma e vem fazendo grandes partidas em 2009. Acredito que a única chance de ir pra Copa é se Júlio César se machucar e Dunga procurar um goleiro com experiência.

LATERAL DIREITO (esta posição está praticamente definida, só haverá mudanças em caso de contusão)
- Maicon (Inter de Milão). É o titular da posição apesar da forte concorrência de Daniel Alves. Fez uma boa Copa da Confederações que praticamente garantiu seu espaço.
- Daniel Alves (Barcelona). Aproveitou muito bem as últimas oportunidades. É um dos principais jogadores do Barcelona. O gol decisivo contra a África do Sul deu mais moral ainda com o treinador.
- Rafael (Manchester). Jovem promessa brasileira do time inglês. Acredito que não terá chances até a Copa. Só poderá ser convocado caso Maicon ou Daniel Alves se machuque.
- Léo Moura (Flamengo). Teve algumas chances na Era Dunga, mas não aproveitou. Com as boas atuações de Maicon e Daniel Alves, fica difícil ir pra Copa.
- Cicinho (Roma). Está voltando de contusão no joelho. Seria uma boa opção se a vaga estivesse em aberto.

LATERAL ESQUERDO (Posição mais carente da seleção. As duas vagas estão em disputa)
- Kleber (Internacional). Teve chances demais na seleção e não conseguiu mostrar seu futebol de alguns anos atrás. Nem em seu clube é titular absoluto. Já está no banco da seleção (André Santos ganhou a vaga de titular) e está pode ter sido sua última convocação.
- André Santos (Corinthians). Conseguiu se tornar titular da seleção (tá certo que a concorrência não era das melhores). Ainda não fez um grande atuação com a camisa da seleção, mas em um ou outro lance mostrou que pode fazer parte do grupo.
- Fábio Aurélio (Liverpool). Já demorou para ser convocado. Um jogador que é titular em um dos maiores clube do mundo é para ser lembrado. Tem que ser chamado na próxima convocação.
- Juan (Flamengo). Não consegui mostrar um bom futebol com a camisa da seleção, mas teve poucas chances. O problema é que não vem se destacando em seu clube.
- Marcelo (Real Madri). É jovem, porém precisa jogar mais pelo seu clube. Pode ser chamado caso Kleber saia da lista.
- Adriano (Sevilla) e Maxwell (Inter de Milão). Uma nova convocação vai depender de uma boa temporada pelo seu clube.

ZAGUEIRO (dificilmente a dupla titular será mudada até a Copa. Lúcio e Juan vêm jogando muito bem. A disputa será pelas outras duas vagas.
- Lúcio (Bayern de Munique). Capitão e homem de confiança do treinador. O gol do título da Copa das Confederações confirmou a boa fase. Talvez a não-renovação de seu contrato com o Bayern pode atrapalhar um pouco. Mas não acredito que ficará de fora dos 23 convocados.
- Juan (Roma). Titular absoluto ao lado de Lúcio. Só um desastre tiraria ele da Copa.
- Luisão (Benfica). Tem a confiança do Dunga. É um zagueiro alto, mas não é muito ágil. Leva vantagem na briga pela vaga.
- Alex (Chelsea). Dunga gosta de seu futebol. As contusões podem atrapalhar sua ida para a Copa.
- Miranda (São Paulo). É bom zagueiro. Caiu um pouco de produção no São Paulo, mas a convocação para a Copa das Confederações mostra que Dunga confia em seu futebol.
- Thiago Silva (Milan). Uma grande temporada no Milan pode garantir uma convocação e consequentemente uma vaga na Copa
- Alex Silva (Hamburgo) e Naldo (Werder Bremen). Foram convocados algumas vezes, mas perderam espaço na seleção. Só irão pra Copa para substituir alguém.

MEIO CAMPO (a única dúvida sobre o time titular no momento é Ramires ou Elano, já que Kaká, Gilberto Silva e Felipe Melo não perderão a vaga tão cedo. A briga pelas outras 3 vagas será acirrada.
- Gilberto Silva (Panathinaikos). Tem a confiança de Dunga. Tem um papel importante dentro da seleção atuando com um terceiro zagueiro em alguns momentos do jogo. A desconfiança da torcida atrapalha um pouco.
- Felipe Melo (Fiorentina). A grande aposta de Dunga. Acertou o meio campo da seleção. Se não cair drasticamente de produção, estará na Copa.
- Josué (Wolfsburg). Está com muita moral em seu clube (foi campeão alemão, capitão da equipe e teve seu contrato renovado até 2013). Cai um pouco de produção na seleção, mas tem a admiração de Dunga.
- Anderson (Manchester). Vem sendo convocado regularmente. Dunga gosta de seu futebol. A lesão antes da Copa das Confederações fez que ele perdesse espaço.
- Kleberson (Flamengo). Não era cogitado para fazer parte do grupo, mas a convocação para a Copa das Confederações mostrou que Dunga admira seu futebol. Vai precisar de mais chances para garantir a vaga.
- Lucas (Liverpool). Um das maiores promessas do futebol brasileiro. Perdeu espaço no grupo, prova disso foi a convocação de Kleberson para a Copa das Confederações.
- Ramires (Cruzeiro). Agarrou com tudo a oportunidade que teve na Copa das Confederações. Parece que a vaga está quase garantida.
- Hernanes (São Paulo). Caiu muito de produção em seu clube. Ficou difícil reconquistar a vaga. Vai precisar de um excelente desempenho no Brasileirão de 2009 e começo de 2010.
- Elano (Manchester City). Esteve presente em todas as últimas convocações. Tem toda a admiração de Dunga. Praticamente garantido.
- Kaká (Real Madri). Sem comentários. Um dos melhores jogadores do mundo na atualidade e principal jogador brasileiro. Seu futebol só tem a crescer em seu novo clube.
- Júlio Baptista (Roma). Quando preciso, sempre foi decisivo. A grande atuação na final da Copa América pode pesar na hora de definir os convocados. Se não cair muito de produção estará na Copa.
- Diego (Juventus). Não conseguiu se firmar na seleção. Sua permanência no grupo vai depender de uma boa temporada pelo Juve.
- Ronaldinho (Milan). Dificilmente volta pra seleção com Dunga no comando.
- Thiago Motta (Inter de Milão). Fez boa temporada pelo Genoa e foi tranferido para a Inter de Milão. Precisa de uma grande temporada.
- Mancini (Inter de Milão). Foi convocado uma vez, mas pelo jeito não agradou. Ainda pode sonhar, mas dificilmente vai pra Copa.
- Elias (Corinthians), Cristian (Corinthians) e Pierre (Palmeiras). Vivem ótimo momento no clube. Os 3 aguardam por um oportunidade a seleção.

ATACANTE (Luis Fabiano e Robinho estão garantidos. A briga fica pelas outra duas vagas. Nilmar e Pato levam vantagem nessa disputa.
- Luis Fabiano (Sevilla). Vive um ótimo momento com a camisa amarelinha. É o artilheiro da Era Dunga. Garantido na Copa
- Robinho (Manchester City). Tem muita moral com Dunga. Foi o principal jogador da Copa América. Pode até perder a vaga de titular, mas estará entre os 23 que irão para a Copa.
- Nilmar (Internacional). Aproveitou a convocação para ganhar moral. Fez um gol importante contra o Paraguai nas Eliminatórias. Só precisa continuar demonstrando o bom futebol para se firmar de vez no grupo.
- Alexandre Pato (Milan). Perdeu um pouquinho de espaço com a chegada de Nilmar. A vantegem é que Dunga gosta de seu futebol.
- Grafite (Wolfsburg). Fez uma excelente temporada pelo seu clube. Merece uma chance.
- Vágner Love (CSKA), Jô (Everton) e Kleber (Cruzeiro). Correm por fora na briga.
- Adriano (Flamengo), Fred (Fluminense) e Ricardo Oliveira (Zaragoza). Já viveram melhor momento. Fred e Adriano jogaram a última Copa e tem experiência. Ricardo Oliveira foi rebaixado com seu time no campeonato espanhol. Dificilmente voltam pra seleção antes da Copa.
- Keirrison (Barcelona). Vai precisar ganhar a titularidade no Barça para depois pensar em Copa do Mundo. A possível saída de Eto’o pode facilitar o processo.
- Ronaldo (Corinthians). É fenômeno, mas ainda não consegue manter o excelente nível técnico em uma sequência de jogos.

No momento meus 23 convocados seriam:

Goleiros:
- Júlio César (Inter de Milão)
- Victor (Grêmio)
- Felipe (Corinthians)
Laterais:
- Maicon (Inter de Milão)
- Daniel Alves (Barcelona)
- Fábio Aurélio (Liverpool)
- André Santos (Corinthians)
Zagueiros:
- Lúcio (Bayern)
- Juan (Roma)
- Alex (Chelsea)
- Thiago Silva (Milan)
Meio Campo:
- Felipe Melo (Fiorentina)
- Kaká (Real Madri)
- Ramires (Cruzeiro)
- Elano (Manchester City)
- Júlio Baptista (Roma)
- Lucas (Liverpool)
- Diego (Juventus)
- Thiago Motta (Inter de Milão)
Atacantes
- Robinho (Manchester City)
- Luis Fabiano (Sevilla)
- Nilmar (Internacional)
- Grafite (Wolfsburg)
de Gustavo Gebaile

Nenhum comentário:

Postar um comentário