domingo, 12 de julho de 2009

Votoraty vence na estréia da Copa Paulista



Pela 1ª rodada da Copa Paulista de futebol, jogando fora de casa a equipe do Votoraty conseguiu somar seus primeiros 3 pontos na competição vencendo o Campinas por 0x1 na estréia. O jogo foi realizado na cidade de Campinas no estádio CERECAMP.

O jogo teve apenas um gol, que foi marcado ainda no primeiro tempo aos 15 min de jogo pelo lateral direito Rodolfo, que bateu firme na bola e colocou na gaveta do goleiro do Campinas.

Com o placar contra, o time de Campinas saiu mais no segundo tempo
em busca do empate. Com o time atacando, coube ao goleiro do Votoraty se destacar na partida. Com belas defesas no segundo tempo, Juliano foi o melhor em campo, conseguindo segurar o placar até o final do jogo.

Na segunda rodada da Copa, que será realizada nos dias 18 e 19.07, o time do Votoraty recebe em casa a equipe do Ituano no domingo. Já o time do Campinas, vai até a cidade de Sorocaba para enfrentar o Atlético de Sorocaba, jogo que também será realizado no mesmo dia no estádio Walter Ribeiro.



A Copa Paulista de Futebol dá o direito do campeão à uma vaga para disputar a Copa do Brasil em 2010, e, ao vice-campeão a vaga da Série C do Campeonato Brasileiro de 2010. Foi aqui na Copa Paulista, que começou a brilhante campanha do Santo André, que venceu a Competição e no ano seguinte venceu a Copa do Brasil e conseguiu a vaga na Taça Santander Libertadores.

Acompanhe os jogos do Votoraty ao vivo pelo site da www.novatropicalfm.com.br com a equipe que da Show.

Confira outros resultados da Copa Paulista de Futebol:

10h00 Itapirense 0 x 1 Francana
11h00 Flamengo 0 x 4 São Bernardo FC
11h00 Palmeiras 0 x 0 GE Osasco
11h00 Sertãozinho 2 x 0 Linense
11h00 América 2 x 2 Mirassol
11h00 Noroeste 2 x 0 Rio Preto
11h00 Catanduvense 1 x 4 Ferroviária
11h00 Paulista 1 x 1 Sorocaba


Jogos a serem realizados pela 1ª rodada::

12/07/2009 16:00 São José EC x AA Portuguesa
15/07/2009 15:00 Ituano x Ponte Preta

de Lucas de Almeida

sábado, 11 de julho de 2009

O domínio da Globo no futebol


Quantas vezes você já ouviu os gritos enlouquecidos de Galvão Bueno? Na maioria das vezes são em jogos da Seleção Brasileira. Porém, isso também acontece nos clubes de grandes portes do Brasil.

Após um jogo do Corinthians, em 1998, o então técnico do Palmeiras, Luís Felipe Scolari, chegou a seu estopim. Scolari, veio a público mostar sua insatisfação com o narrador, que ao narrar os gols corintianos, Galvão, narrava os gols com mais emoção do que aos gols do rival Palmeiras.

Sua indginação causou problemas ao narrador. E na semana subsequente ao fato, Galvão foi trabalhar no Parque Antática, campo do Palmeiras, e só conseguiu sair do estádio por volta das 4 horas da madrugada, sob escolta policial.

Com esse debate fica claro que o futebol é um show, mas quando falamos sobre direito de transmissão, a família Marinho, empresa em que Galvão Bueno trabalha e proprietários do grupo Rede Globo, mostra o contrário e autoritário.

A TV Globo tem os direitos do Campeonato Brasieliro desde 1995, mas que só tiveram valorização apenas em 1997, quando conseguiu exclusividade nas transmissões. Mas para isso acontecer a emissora tem de fazer com que os jogos se transformem em espetáculos, praticamente sem erros. Nunca mostrando o estádio vazio, não falando sobre as péssimas condições do campo, não criticar os erros de arbitragem entre outras coisas, e com isso fazendo o futebol virar um "show".

Mas à um outro tipo de "show" que não é mostrado. A Rede Globo escolhe os jogos que serão exibidos. Mas será que ela tem todo esse direito? Para mim isso é um absurdo, mas a emissora tem sim, pois ela pagou para ter exclusividade.

Um exemplo bem claro disso aconteceu em 1998. O Grupo Roberto Marinho comprou os direitos para a transmissão da Copa do Mundo por nada mais nada menos que 220 milhões de dólares. Foi uma oferta irresistivél na época, pois a Globo pagou essa quantia absurda apenas para não correr o risco de outra emissora também transmitir os jogos.

Para o mundial de 2002 não foi diferente à História. A emissora forneciam apenas 90 segundos de imagens dos melhores momentos das partidas para os concorrentes e com uma reserva. As emissoras que recebiam as imagens, só poderiam passa-las após a exibição de seu programa de esportes, o Globo Esporte, que entrava ao ar às 12:40h. Em caso de alguma emissora não cumprir as "regras" da emissora, a Globo, não fornecia mais nenhuma imagem, e, uma quantia em dinheiro seria paga por quebra de contrato.

Fato ocorrido essa semana me fez escrever esse artigo. A nona rodada do campeonato Brasileiro, teria todos os jogos realizados no final dessa semana. Porém, a emissora conseguiu mudar a data de apenas um jogo para quarta-feira, jogo entre Corinthians x Fluminense. Sabendo-se que na quarta haveria a final da Taça Libertadores. Porquê mudar o jogo sem tanta importância e deixar de transmitir em rede aberta o jogo mais importante do ano? Podemos dizer que pelo fato de não ser um time do eixo Rio-São Paulo?

Exato, isso acontece sempre que um time de baixo apelo comercial chega às finais da Taça Libertadores. Esse fato deixa bem claro a falta da ética no jornalismo que o Grupo Roberto Marinho mostra para o futebol, e também para os que são apaixonados por futebol e gostam de assitir um grande espetáculo de verdade, e não mostrar o mundo de fantasias em suas transmissões. Espero que isso acabe logo, e que na próxima quarta não aconteça o mesmo fato dessa semana, e que torcedores cruzeirenses espalhados por São Paulo e todo o Brasil a fora possam assistir ao jogo sem ter que recorrer ao pay-per-view.

de Lucas de Almeida
Dados retirados do livro "Jornalismo Esportivo" Paulo Vínicius Coelho

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Fábio segura o empate em La Plata


Os primeiros noventa minutos já se acabaram. O Cruzeiro conseguiu segurar o 0x0 na Aregentina contra Estudiantes pela final da Taça Santander Libertadores. Com um jogo muito truncado e a torcida contra, o time de Minas Gerais, jogou com muito cuidado e não se expôs muito ao ataque.

O destaque da partida não o tão esperado Klebér, e sim, o jovem goleiro Fábio que, conseguiu defender 4 lances de muito perigo criado pelo ataque argentino, assim, garantiu oempate e a possibilidade de decidir em casa na próxima quarta-feira, dia 15, partida marcada para às 22:00h.

O resultado foi considerado excelente para a equipe do Mineirão. Agora, basta uma vitória simples, que o time levanta a taça pela terceira vez em sua história, igualando-se ao time paulista, o São Paulo.

NO JOGO

A partida que estava marcada para 21:50h, teve um pequeno atraso, assim como havia acontecido no jogo na primeira fase de grupos. O motivo dessa vez pelo o atraso foi o grande volume de fumaça, causado pela torcida Argentina, que fez festa para o time na entrada de campo.

Com a bola rolando, no ínicio do primeiro tempo, o time da casa tinha mais volume de jogo. Já a equipe de Adilson Batista estava encontrando dificuldades em tocar a bola, por causa motivo da forte marcação do adversário, que pressionava com muita intencidade.

Com tanta pressão o Estudiantes parecia estar mais próximo do gol. Logo aos 11 minutos em um belo chute de primeira do capitão Verón em direção ao gol, mas ai começou a boa atuação de Fábio que defendeu com muita segurança sem dar rebote. Depois de cinco minutos em boa tabela entre Pérez e Fernández, o atacante argentino entrou pelo lado direito e bateu forte, Fábio muito seguro fez mais uma bela defesa sem problemas.

O tempo foi passando e o Cruzeiro foi melhorando na partida. Com a bola no chão, o cruzeiro usou da agilidade e a velocidade de Ramirez pelo direito, mas sem grande possibilidades de gol.

Logo no segundo tempo o time da casa ameaçou um pressão. Com dois minutos de jogo, Boselli recebeu passe na área e bateu firme para a terceira e boa defesa do goleiro Fábio, que jogou para a linha de fundo. No escanteio, Schiavi cabeceou muito bem, tentando tirar do goleiro, mas, em uma noite iluminada, Fábio saltou e voou para defender a bola mais perigosa de todo o jogo.

O time da casa que buscava o primeiro gol passou a se abrir ao contra-ataque, o que passou a ser o melhor forma para o Cruzeiro buscar o gol. Aos 35 minutos, em um desses contra-ataques, Gerson Magrão recebu bola pela esqueda e partiu em direção ao gol, que bateu cruzado e o goleiro da Seleção Argentina, Andújar, rebateu para o centro da área, onde encotrou o artilheiro Klebér, que de frente para o gol, tentou bater de chapa, no canto oposto do goleiro que saltava para a esquerda e perdeu a melhor oportinidade do jogo.

Com o lance o time visitante passou a se animar no jogo. Já no final da partida, Ramines cruzou, e Leonardo Silva desfiou para Wellington Paulista, que chutou para fora criando mais uma boa chance de gol. Já nos acréscimos, Boselli, desperdiçou a última oportunidade da partida.

Com esse resultado ambos os times jogão no Mineirão apenas por uma vitória simples. Qualquer empate, com ou sem gols, o jogo vai para a prorrogação e se persistir o empate o jogo deve ser dicidido nos cobranças de pênaltis.

de Lucas de Almeida

FICHA TÉCNICA

ESTUDIANTES (ARG) 0 X 0 CRUZEIRO (BRA)

Local: Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, Argentina
Data: 8 de julho de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (em Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Benítez, Schiavi, Desábato (Estudiantes); Wagner, Kléber, Gerson Magrão (Cruzeiro)

ESTUDIANTES: Andújar; Cellay, Schiavi, Desábato e Re; Braña, Pérez, Verón e Benítez (Núñez); Fernández (Salgueiro) e Boselli
Técnico: Alejandro Sabella

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Anderson, Leonardo Silva e Gerson Magrão (Fabinho); Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista
Técnico: Adilson Batista

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ser Santos nos dias de hoje



Sou Santos de corpo inteiro. Todas as partes do meu corpo são Santos. Minha cabeça é Santos, meu peito, minhas pernas e até minha Fábio Costa. Neymar, nem Léo e nem terra podem impedir o meu amor por esse clube. Torcer para esse time é sentir-se á vontade, livre, bem Rodrigo Souto.

Te ver jogar é como escutar o canto de um Eli Sabiá em uma manhã de Domingos, é como acordar com sede e tomar um copo de Maikon Leite, é como ficar sem fazer nada no alto da Molina.
O Peixe que já foi fantástico como uma Lula, trabalhador como uma Chico Formiga, feroz com um Émerson Leão, bravo como um Alexandre Gallo de briga e que agora está bem Mancini, apesar de ser um Ganso em algumas partidas.
Na arquibancada, na numerada e no Alanbrado, sou Santos. No Brasil, na Argentina, na Espanha e em Luxemburgo, sou Santos. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até no Pará, sou Santos. Sou Santos em todos os lugares e principalmente na Vila Belmiro.
de Gustavo Gebaile

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Campinas em alta da série B

A cidade de Campinas está em festa. O Guarani é líder invicto da série B, disputou 9 jogos e conquistou 23 pontos (85% de aproveitamento). Já a Ponte Preta venceu bem o Juventude por 3x0 e agora ocupa a terceira colocação. Completam o G4, Brasiliense (2º) e Atlético-GO (4º).
O Bugre começou a nona rodada tentando defender a liderança e a invencibilidade na série B. Para isso foi até Goiânia enfrentar o Vila Nova e voltou de lá com um empate em 0x0. A equipe da casa pressionava e o Guarani saía nos contra-ataques. Conforme o tempo foi passando e o fim do jogo se aproximando, o técnico Vadão preferiu segurar o empate ao invés de busca à vitória. Com o empate a diferença para o segundo colocado se manteve em 4 pontos.
Já a Ponte foi a sensação da rodada. Apesar do estado ruim do gramado a Macaca fez 3 gols no Juventude e empurrou a equipe gaúcha para a zona de rebaixamento. No primeiro tempo, brilhou a estrela do goleiro Gatti que não deixou a Ponte tirar o zero do placar. O segundo tempo foi diferente, logo aos 8 minutos Fabiano Gadelha abriu o placar. Os outros dois gols saíram dos pés do lateral Edilson aos 13 e aos 18 minutos.

A próxima rodada será complicada para ambas as equipes. O Bugre recebe o vice-líder Brasiliense em casa. A Macaca vai a São Januário encarar o Vasco.
de Gustavo Gebaile

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Confira nona rodada do brasileirão


A rodada que se ínicia neste sábado conta com três jogos, seis no domingo e um na quarta feira. Confira abaixo com quem seu time joga e o horário da partida.

Sábado 04.07.2009

18:30 Santo André x Barueri
18:30 Flamengo x Vitória
18:30 Santos x Sport

Domingo 05.07.2009

16:00 Coritiba x São Paulo (globo mostra ao vivo)
16:00 Atlético-MG x Botafogo
16:00 Grêmio x Atlético-PR
16:00 Goiás x Cruzeiro
18:30 Avaí x Palmeiras
18:30 Náutico X Internacional

Quarta-feira 08.07.2009
21:50 Corinthians x Fluminense (globo mostra ao vivo)

Classificação
1 Atlético-MG 17
2 Internacional 17
3 Vitória 16
4 Barueri 13
5 Palmeiras 13
6 Corinthians 11
7 Flamengo 11
8 Goiás 11
9 Cruzeiro 10
10 Santos 10
11 São Paulo 10
12 Santo André 10
13 Fluminense 10
14 Grêmio 9
15 Sport 8
16 Atlético-PR 8
17 Náutico 8
18 Coritiba 7
19 Avaí 7
20 Botafogo 6
Legenda
Azul Classificação para Libertadores 2010
Laranja Classificação para Sul-Americana 2010
Vermelho Zona de Rebaixamento

Corinthians o time do primeiro semestre


Em noite inspirada do lateral esquerdo André Santos, o time da capital paulista levanta pela terceira vez o o caneco em menos de um ano. O time que é conhecido por conquistas no sufoco, dessa vez não tomou conhecimento e partiu pra cima do Internacional. Com a vantagem de dois gols a seu favor, gols marcados há 15 dias no primeiro jogo da final, o time do parque São Jorge, poderia perder por até um gol de diferença que mesmo assim levantaria a taça.

E com a vantagem a seu favor, o time de Mano Menezes, que nas duas partidas e durante todo o campeonato foi sem dúvidas a melhor, logo aos 20 minutos do primeiro tempo abriu o placar. Após receber passe de Ronaldo na esquerda, o camisa 27, André Santos, cruzou na medida dentro da área, onde encontou o pequenino Jorge Henrique de 1,69cm, que se antecipou ao zagueiro do Internacional e com um leve desvio de cabeça aumentou ainda mais a vantagem dos corintianos.

Após levar o gol, o inter passou a precisar de 4 gols e de um milagre, já que em campo o time corintiano estava melhor na partid. E para levantar o caneco o Colorado não via outra opção a não ser ir ao ataque. Mas, em um contra-ataque corintiano pelo mesmo lado que saiu o primeiro gol, Ronaldo novamente em uma triangulação com André Santos e Jorge Henrique, deixou o lateral cara a cara com o goleiro Lauro, que teve apenas o trabalho de bater firme e com muita precissão para estufar no fundo das redes a bola que definitavamente garantia o terceiro título da Copa do Brasil ao Sport Clube Corinthians Paulista.

Um título que veio para mostar o ótimo trabalho de Mano na frente da equipe paulista. E com esse mesmo elenco que era muito questionado e criticado por muitos no ínicio do ano, agora mostra que é um time forte, com seriedade, competitivo e também conta com um sistema defensivo muito eficaz, mostra a todos que veio este ano para conquistar muito além do Campeonato Paulista, isso se a diretoria conseguir segurar alguns de seus principais jogadores para o segundo semestre.

Com essa vitória em cima do Inter, o clube paulista garatiu sua vaga para a Taça Santander Libertadores de 2010, ano de seu centenário, o que era prioridade desse ano para o Corinthians.
Num semestre que até agora foi apenas do Corinthians, sendo campeão Paulista e agora campeão da Copa do Brasil, podemos afirmar de vez, que além de ser um time muito maduro é também sem dúvidas um dos favoritos a conquista do Campeonato Brasileiro.

Agora, você que é torcedor sampaulino, santista e palmeirense, vão se acostumando com esse time do Corinthians que, depois que subiu da segunda divisão esta dando muito trabalho e vem forte e com muita determinação para conseguir de vez seu primeiro título da Libertadores no próximo ano.
de Lucas de Almeida